sábado, 6 de setembro de 2008

Entenda-me

- Você deve fazer assim, é melhor!
Quantas vezes já não ouvimos essa frase? Ou melhor, você precisa fazer desse modo, você tem que... As pessoas gostam (e gostam mesmo!) de dar opinião sobre o que fazemos. Isso é normal. Contudo há um limite que nem sempre é respeitado. É que nem sempre queremos fazer do jeito que os outros querem, queremos do nosso jeito, do nosso modo! O pior é quanto isso vem de uma pessoa mais experiente. Temos que ter o respeito e saber dizer não. Grande problema esse, saber dizer não e mais difícil ainda quando é alguem que gosta de impor, mesmo que sem querer a sua vontade ou que acha ser melhor. Daí vai-se criando uma sede do ser entendido. Dá vontade de gritar:
- Eu não sou assim! Eu quero isso! Por favor me entendam!
Entender... A gente cobra tanto isso dos outros, que nos compreendam, mas será que estamos dando para receber? Ser compreendido é difícil porque ainda não aprendemos a entender o outro, a respeitar seus tempos, a perceber que existe uma alma e um coração diferentes do nosso, a ver que existe uma lógica própria da pessoa por trás da decisão e que principalmente: pessoas pensam de modo diferente!
Queria eu conseguir esperar e pensar em tudo isso antes de dizer faça isso... Desse momento tiro pelo menos a certeza de que eu quiser ser compreendida, antes tem que me compreender. Afinal como é que vou dar aquilo que não tenho? Ou cobrar aquilo que não dei?
Nesse ritmo me dispeço pedindo que São Francisco de Assis me ajude a um dia saber fazer aquilo que ele pede ao Pai. Que Deus nos ajude nessa caminhada nem sempre compreendida.

Nenhum comentário: